• Theo Stoo

Squad Goals: Como fazer a contratação de funcionários?


O processo de contratação de funcionários não é uma tarefa fácil. Geralmente costuma exigir muito da equipe de trabalho que passa semanas divulgando a vaga, analisando currículos, agendando e realizando entrevistas, além de ter que escolher qual o perfil que melhor se encaixa com a empresa e a vaga oferecida.


Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar esse trabalho de uma forma mais rápida e eficiente, sem correr o risco de perder o candidato ideal para outra empresa.


Planeje-se


Nós adoramos frisar a questão do planejamento, afinal ele torna tudo mais tranquilo, sem estresse. Organize tudo aquilo que será necessário para o processo de contratação. Quais são as habilidades e requisitos para a vaga? Qual perfil ideal para as funções que terá que realizar e seu ambiente de trabalho? Faça esse tipo de pergunta, entenda a vaga e os seus candidatos, anote tudo e organize-se. Isso irá lhe ajudar a poupar tempo e dinheiro, além de aumentar as chances de achar o funcionário perfeito para o cargo.


Divulgue corretamente


Quando for divulgar a vaga, não adianta ficar atirando para todos os lados. Pesquise, saiba qual o seu público e onde ele procura por emprego, isso irá facilitar o seu direcionamento. É sempre mais válido divulgar em locais específicos e de maneira assertiva. Isso ajuda no processo, diminuindo a quantidade de currículos que não tem nada a ver com o perfil, economizando tempo de triagem. Além disso, lembre-se, a linguagem deve ser adequada tanto às pessoas quanto ao canal de divulgação.


Seja objetivo

Quanto mais objetivo melhor, não coloque etapas desnecessárias. Foque nas habilidades e comportamentos essenciais para a vaga e planeje suas etapas de forma que elas avaliem essas competências sem muitos desvios.


Dinâmicas e entrevistas


Além das tradicionais entrevistas, agilize o processo com dinâmicas de grupo, elas permitem que você analise vários candidatos ao mesmo tempo. Saia da zona de conforto, crie situações diferentes que desafiarão os seus candidatos e permitirão que você avalie as competências que busca. Independente de qual método você escolher, dinâmica ou entrevista, planeje bem. Saiba como agir e o que perguntar, isso aumenta suas chances de acertar na contratação.


Faça uso da tecnologia


Se a tecnologia veio para facilitar a nossa vida, porque não usá-la ao seu favor nisso também? Hoje em dia existem tantas formas de administrar as suas tarefas, utilize softwares para lhe ajudar no recrutamento e na gestão do processo, planilhas para organizar as informações sobre os candidatos ou formulários para coleta de dados. Pesquise e analise as suas opções e veja qual se encaixa melhor com as suas necessidades. Você pode até realizar entrevistas através de chamadas de vídeo para agilizar o processo e deixar as presenciais para os candidatos finalistas.



Agora ficou fácil. Depois dessas dicas maravilhosas é só mandar ver nas entrevistas e contratar o melhor profissional para o seu negócio. Ah, nossa sala de reuniões é ideal para realizar as entrevistas ;)


Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!



33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

As 3 playlists perfeitas para focar no trabalho

O que tá tocando no seu fone de ouvido? 🎶 ​ ​ Sabia que certas músicas ativam a região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração?​ Entre os ritmos mais procurados hoje está o Lo-Fi Music, que mi

© Station BC 2018

  • whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977