• Theo Stoo

ProcrastinAÇÃO: Dicas infalíveis de como não deixar para amanhã

Atualizado: 15 de Mar de 2019


Lembra quando você voltava da escola e a sua mãe dizia para fazer as tarefas no dia ao invés de deixar tudo para o final de semana? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje, porque a gente sabe muito bem que você não obedecia e deixava tudo para a última hora, tendo que ficar em casa ao invés de sair para brincar com os seus amigos. Mas tudo bem, nós te perdoamos, procrastinação é um mal que dificulta a vida de todos. Porém, é justamente por isso que estamos aqui para te dar dicas de como lutar contra ela e conseguir realizar as suas tarefas sem estresse.



Divida as suas tarefas


A divisão de tarefas é provavelmente a dica mais crucial e eficiente para não cair na procrastinação. Vamos analisar um exemplo bem claro para que você possa entender melhor o porque. Um pai chega para o seu filho e pede que ele arrume o seu quarto, simples. Porém, o garoto, vendo o quarto extremamente bagunçado acha a tarefa muito difícil e entra em desespero, não tendo a menor ideia por onde começar e querendo terminar logo a tarefa para poder voltar ao videogame. Portanto, o pai muda a sua abordagem e pede para que o filho arrume somente a sua cama, o que ele faz rapidamente sem problemas. Depois o pai retorna e pede que o filho arrume somente a sua escrivaninha, depois somente que recolha as roupas do chão, e assim por diante.

Conseguiu perceber a moral da história? A tarefa, quando muito vaga, pode parecer simples de início. Mas, percebendo a quantidade de coisas que são necessárias para realizar esta única tarefa, acabamos nos sobrecarregando e estando mais suscetíveis a largar tudo e voltar para aquele seriado que você está louco para acabar. Por isso, estabelecer metas e dividir as tarefas em objetivos mais específicos nos tornam mais persistentes e ajudam a manter o foco, intensificando nosso senso de propósito.



Checklist

Como a nossa memória não é perfeita e também costuma procrastinar e esquecer das tarefas, ela pode se tornar um verdadeiro inimigo na hora de organizar tudo o que precisamos fazer. Por isso que uma ótima ideia é anotar tudo, mas tudinho mesmo. Além do famoso checklist te ajudar na hora de estabelecer suas metas, ela diminui a pressão te fazendo perceber que o seu projeto não é um bicho de sete cabeças e dando a sensação de ser muito menos do que você pensava. E ainda por cima, todo mundo sabe o quão prazeroso é quando você termina um tarefa e coloca aquele check ao lado.


Fique longe de distrações

Quando o assunto é manter o foco e lidar com as responsabilidades que a vida adulta nos proporciona, a melhor opção é evitar distrações. Passar a tarde inteira nas redes sociais ou na Netflix pode parecer muito tentador, mas apesar de ser prazeroso no momento, tende a pesar muito na consciência depois, principalmente um dia antes do prazo de entrega final que você corre e se estressa para fazer tudo na última hora.


Por isso que o home office pode ser muito difícil para algumas pessoas, as chances de cair na tentação de procrastinar se tornam muito mais altas. Dessa forma, recomendamos algum lugar onde você esteja longe daquilo que possa desviar a sua atenção, como o coworking por exemplo ;). Além de ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, é um ambiente próprio para trabalho onde todos ao redor estarão concentrados, evitando distrações.


Feedback

E por último, mas não menos importante, aquilo que faz todo o nosso esforço fazer sentido, afinal do que valeria o nosso trabalho se não houvesse retorno? O feedback é extremamente necessário, tanto faz se positivo ou negativo, o que importa é que ele nos motiva a continuar, corrigindo os erros que cometemos e nos fazendo evoluir profissionalmente. Portanto, nunca deixe de perguntar pela opinião de seus amigos e colegas, elas valem ouro.


E aí, preparado para largar mão da procrastinação?

O coworking é um espaço excelente para trocar ideias com profissionais de outras áreas, tendo o feedback que você precisa e ainda ajuda a manter o foco, ajudando a manter as suas metas e objetivos em dia e afastando a procrastinação. Topa encarar esse desafio? Conheça o nosso espaço e compartilhe mais com a gente.


Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.


Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!


105 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

As 3 playlists perfeitas para focar no trabalho

O que tá tocando no seu fone de ouvido? 🎶 ​ ​ Sabia que certas músicas ativam a região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração?​ Entre os ritmos mais procurados hoje está o Lo-Fi Music, que mi

© Station BC 2018

  • whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977