• Theo Stoo

MATCH: Como escolher o Coworking que mais combina com a sua empresa?


Existem milhares tipos de escritórios compartilhados, que não somente oferecem diferentes serviços, mas que também são muitos similares e a olho nu podem parecer idênticos. Então você, empreendedor, como vai saber qual deles se encaixa melhor com a sua empresa?


Escolha sabiamente


Segundo o Censo Coworking Brasil 2018, que saiu fresquinho do forno, há no momento 1.194 escritórios compartilhados conhecidos, mais de 55 mil metros quadrados de espaços compartilhados. Havendo no mercado 88 mil estações de trabalho disponíveis, podemos dizer que não é tarefa simples encontrar aquela que traz maiores vantagens e que proporciona aquilo que você está buscando. Por isso, em conjunto com uma pesquisa online e com os comentários de nossos coworkers, temos 5 dicas para te ajudar a não errar na hora de encontrar um local para empreender:


1. Como é a vibe do local?


Cada coworking possui sua própria personalidade. Seja mais sério ou descontraído, é importante encontrar um espaço que melhor combine com a sua estética, estilo e marca pessoal. Há pesquisas que comprovam que passar tempo em espaços "bonitos" traz melhoras a qualidade de vida, ou seja, beneficia a produtividade e até melhora o bem-estar.


Além, do ambiente, é essencial observar o relacionamento interpessoal de outros coworkers e em quais ramos eles se encontram. É muito comum rolarem parcerias dentro do coworking, principalmente entre pessoas de diferentes áreas, podendo pedir ajuda legal a um parceiro advogado, consultoria financeira com um bancário ou até planejar a sua próxima viagem com uma agência de turismo.


Faça visitas ao local que pretende escolher, passe um dia ou dois trabalhando e sinta o ambiente e a conexão das pessoas. Analisar seus futuros colegas de espaço pode trazer vantagens grandiosas para você e sua empresa.


2. Onde que ele fica?


Quanto tempo você leva até a academia? Até o mercado? Ou até a farmácia? Quanto maior a distância, maior o stress. Isso porque passamos muito mais tempo viajando do que trabalhando ou fazendo outras coisas, e isso pode esgotar bastante. Por isso, escolher um espaço com uma localização privilegiada, estratégica e de fácil acesso deve ser uma de suas prioridades.


Pense no seu dia a dia e nos deslocamentos que você irá fazer. Onde que o coworking deveria se situar para melhor se encaixar com a sua rotina?


3. O que ele oferece?

Café? Wi-fi rápido? Impressão? A estrutura de um coworking e o que ele oferece também é um ponto decisivo na hora de escolher seu local de trabalho. Muitos locais possuem salas de reunião, auditório, recepção, espaço de lazer, copa, cabines para ligação, entre outros espaços que se adequam com as suas necessidades. Avalie o que você precisa para trabalhar. Não importa quantos milhares de apetrechos e benefícios um coworking têm se os mesmos não trazem nenhuma vantagem para o seu negócio. Confira aspectos como segurança, velocidade do Wi-fi, limpeza, silêncio/barulho e até mesmo a iluminação.


4. Que formatos de plano existem?

Ao procurar por escritórios compartilhados você irá se deparar com uma variedade de planos. Para poder escolher a melhor opção, é importante conferir antes os pacotes e formatos que o espaço oferece, pois nada vale você pagar por algo que não irá utilizar. Existem, por exemplo, planos que se adaptam a quem gosta de trabalhar somente na parte da manhã ou da tarde. Assim como existem planos para aqueles que, inevitavelmente, precisam passar o dia inteiro trabalhando.


Para quem viaja muito ou quem não precisa trabalhar todos os dias em um escritório, existem as diárias. Este formato de uso é perfeito para o coworker que não demanda de um local fixo e requer flexibilidade. Se você acredita se encaixar, procure por pacotes de diárias e locais que ofereçam este modelo.


Além disso, pergunte se o endereço comercial faz parte do plano, ou até se eles oferecem endereço fiscal, algo que pode ser essencial para sua empresa.


5. Como favorece o crescimento profissional e do empreendedor?

Um dos maiores benefícios de trabalhar em um coworking é o networking, ele irá te ajudar a conectar com novos talentos e gerar novos negócios. portanto, você deve buscar um espaço que promova isso. Pode ser através de Happy Hours, palestras, workshops, eventos, como nosso Empreefeirinos por exemplo, que acontece uma vez por mês e é voltado a conectar pessoas, não somente coworkers, mas também todo aquele que queira participar.


Tire suas dúvidas sobre essas ações, elas podem ser o diferencial para seu empreendimento e para você como profissional.


Nenhuma destas 5 dicas são regras, porque como todos sabemos, até nosso idioma está cheio de exceções. Tudo se resume a você e suas necessidades, e qual espaço melhor combina com você.


Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!



0 visualização

© Station BC 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977