• Theo Stoo

Música no trabalho, YAY or NAY?

Atualizado: 15 de Mar de 2019


Estamos aqui para falar do maior divisor de opiniões no trabalho. A temperatura do ar condicionado? Não. Perdão, segundo maior. Estamos falando dela mesmo, a música no ambiente de trabalho. O que te ajuda na hora de se concentrar, o silêncio total ou colocar aquela sua música favorita? Qual gênero te deixa mais produtivo? Prefere fones de ouvido ou escutar com os colegas? Vamos compartilhar toda a nossa experiência e ainda trazer um pouco sobre o que as pesquisas dizem sobre o assunto. Dê um play e bora lá.


Nas pesquisas

Que a música é prazerosa todo mundo já sabe. Mas, o que nem todos sabem é que uma das explicações para isso é que ela ajuda na liberação de dopamina, uma substância que provoca prazer e bem-estar. Aquela mesma sensação que você sente quando come um pedaço de bolo coberto com calda de chocolate, sabe? Essa substância, além de dar essa sensação, aumenta a sua produtividade, reduz o estresse, ativa a sua criatividade e ainda ajuda a manter o foco, te afastando dos problemas pessoais. Eu sei né, dopamina ROCKS.

O que as pesquisas apontam ainda é que o gênero musical também influencia na sua produtividade no trabalho. É claro que cada pessoa reage de maneira diferente quando entra em contato com a música. Porém, estudos conseguiram comprovar que a música clássica é mais recomendada para cálculos e trabalhos que exigem atenção aos detalhes. Enquanto a música pop, ajuda na manipulação de dados e informações.


Pontos positivos

O fone de ouvido é ótimo para pessoas que desejam mais privacidade e concentração, eliminando os ruídos ao redor. Mas, também pode se tornar um grande inimigo quando utilizado com muita frequência. Tornando-se um ambiente individualista e sem troca de ideias, que são tão importantes para o trabalho. Por isso, a música quando em volume agradável e compatível com o gosto de todos se torna um verdadeiro aliado, proporcionando diversas vantagens.


Além dos benefícios que traz para cada um, quando compartilhada com os colegas levanta o astral da equipe, deixando-a mais animada para realizar as tarefas do dia a dia e facilita na tomada de decisões, reduzindo a tensão e o estresse.


Playlist colaborativa

Como não é possível agradar todo mundo o que recomendamos, por experiência própria, é criar uma playlist colaborativa. Dessa forma todos conseguem colocar as suas músicas preferidas de acordo com seus gostos pessoais, ou ainda, escolher uma playlist pronta. O Spotify, por exemplo, possuí várias opções com seleções especiais para trabalho. É só escolher a que combina mais com a sua empresa e mandar ver.


Faça um experiência e compartilhe com a gente como foi!


Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!



0 visualização

© Station BC 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977