• Theo Stoo

Diferentes formatos de Coworking

Como a gente entende que todos buscam coisas diferentes, prevemos que é importante você conhecer todos os formatos que um coworking pode ter. Isso mesmo! Coworkings são uma nova maneira de trabalhar que sempre estão procurando se adaptar ao que o cliente precisa e quer, então é claro que há opções no mercado que saem um pouco do que estamos acostumados a ver.

Coworking com infraestruturas específicas

Temos, como o Station, coworkings "tradicionais" que se dedicam a proporcionar espaços de trabalho, internet boa e alguns outros benefícios e serviços, como por exemplo, sala de reuniões, auditório, entre outros. Além deles, existem outros lugares, onde a infraestrutura é voltada para ramos específicos e finalidades próprias.

No man aloud

Este modelo de coworking nasceu para trazer um lugar onde as mulheres possam sentir-se empoderadas. O The Wing, localizado nos Estados Unidos, em cidades como Nova York e Washington, é destaque neste formato, trazendo inspiração do Woman's Club. Sua missão é a de criar uma comunidade para se ajudarem profissional, civil, social e economicamente. Ao fazer parte deste espaço você tem acesso a bibliotecas, chuveiros, sala para mães tirar leite, espaço para fazer cabelo e maquiagem e um calendário de eventos que une aulas de arranjos florais a palestras de personalidades como a atriz Jennifer Lawrence e a ex-candidata à presidência americana Hillary Clinton. Aqui no Brasil, temos o M Working, localizado em Botafogo, ambiente que não é só para mulheres, mas voltado para mães. O local conta com próprio espaço de Coworking e um ambiente especial para crianças, além de realizar palestras, workshops e encontros de grupos de apoio materno. Sua missão é a de unir empreendedorismo e o amor de uma mãe num lugar só.

Coworking de beleza

Aqui pertinho, em Curitiba, encontramos o Beuty2b um local com a infraestrutura para receber profissionais de estética, como cabeleireiros e maquiadores. São estações com assinatura mensal, semanal, aluguel de cadeira ou sala fixa, e diárias, onde você também pode locar uma sala principal com 13 bancadas para a realização de cursos e workshops.

Cookworking

Como já falamos em nosso post sobre a Economia Colaborativa no dia a dia, vários espaços de restaurantes e cozinhas colaborativas estão surgindo. E como mencionamos, um destaque é o House of Food, onde para quem quiser cozinhar, eles alugam o espaço por dia e vendem as criações culinárias. Você cuida só da produção dos pratos e a equipe do House cuida do resto. No final, são divididos os ganhos, com um pequeno percentual para a casa para pagar estrutura, impostos e taxas. E para os clientes, é uma oportunidade de provar a culinária independente com valores justos, com ingredientes sempre frescos, e sempre algo diferente. Ele faz parte do House of All, proposta que traz espaços também de Coworking tradicional, Learning spaces, lavanderia, e muito mais. Tem também o Oficina da Mesa, localizado em São Paulo, que é um espaço de coworking culinário que possui outra pegada. Neste há não somente infraestrutura, como cozinha compartilhada e recursos, mas também formação de redes (com fornecedores e parcerias com estabelecimentos comerciais para distribuição de seu produto), ajuda estratégica (análise e planejamento do negócio) e inovação.

Coworking de marcenaria

Além das soluções no ramo da culinárias ou de beleza, podemos encontrar Coworkings com formato de marcenarias, perfeitos para todos que desejam realizar projetos e não possuem espaço em casa para realizá-los. O oficinalab é um espaço, laboratório e escola, localizando em São Paulo, para quem já executa ou quer executar projetos de marcenaria. Eles oferecem local, ferramenta e conhecimento "para que todos possam construir com as próprias mãos, transformar matéria prima em objetos úteis, problemas em soluções".

Coworking de moda

Além de coworkings com infraestrutura e materiais voltados a marcenaria, existem os que possuem equipamentos voltados para a confecção e produção de peças de moda. O LabFashion, um dos grandes exemplos desta categoria, é localizado no bairro de Higienópolis em São Paulo. Oferece cursos, palestras e workshops, que você pode realizar ou ofertar no espaço; estimula o networking através de eventos e parcerias; possui sala de atendimento, com provadores e espelhos; e instalações específicas, como manequins, araras, máquinas de costura e materiais de colorimetria.

Coworking em lugares inesperados

Além de lugares com infraestrutura própria para a realização de atividades específicas, há também coworkings "tradicionais" dentro de locais inesperados. Empresas como o Spacious, nos Estados Unidos, locam espaços como restaurantes e abrem quando eles estão fora de serviço. Assim oferecem um espaço para coworking, onde você acaba utilizando instalações com infraestrutura preparada e é algo mais em conta e de rápido uso. Alguns outros exemplos podem ser shoppings que estão adaptando espaços ou até o próprio Aeroporto de Congonhas, que esta construindo um centro comercial com academia e um coworking. Muitos hotéis também estão buscando driblar uma crise de ocupação ao abrir espaços de escritório compartilhado, como o Hotel Schani Wien, localizado em Viena, Áustria. Um dos primeiros a incluir um espaço compartilhado, têm estações de trabalho, salas de conferência e ambiente para eventos. É impossível em uma publicação falar de todos os diferentes formatos de coworking, mas estes são alguns modelos que conseguimos trazer para te demonstrar como os espaços compartilhados são pensados para você!


Qual formato especial você gostaria que existisse por aqui?



  Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram. Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

As 3 playlists perfeitas para focar no trabalho

O que tá tocando no seu fone de ouvido? 🎶 ​ ​ Sabia que certas músicas ativam a região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração?​ Entre os ritmos mais procurados hoje está o Lo-Fi Music, que mi

© Station BC 2018

  • whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977