© Station BC 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977

  • Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 9

Atualizado: 11 de Jun de 2018



Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


E aí pessoal? Como estão indo até aqui?


Ontem, com a última fase de validação de mercado, encerramos o módulo da IDEIA. Até aqui você já deve ter entendido um pouco mais sobre o seu perfil, sobre seus pontos fortes e fracos, sobre como aperfeiçoar seu potencial, deve ter encontrado um problema que deseja resolver, validado este problema com as pessoas que compartilham dele também e por fim, checado se realmente existe mercado para uma solução deste problema.


Bem vindos ao módulo de Negócio.


Hoje, iniciaremos o módulo Negócio, onde você vai entender o que precisa estruturar sua futura empresa. E sejamos honestos, esse processo de estruturação do seu negócio não precisa ser longo e detalhado. Ele precisa ser feito de forma rápida, pois como falamos anteriormente, sua empresa passará continuamente por validações e pode mudar tão rápido que um relatório tradicional e extenso não seria prático. Uma forma de estruturar um negócio de forma simples, rápida e poderosa é através do Canvas de Modelo de Negócios.


Canvas de Modelo de Negócio


O que é e como fazer? O Canvas é uma ferramenta bastante eficiente para ilustrar as características do seu Modelo de Negócios. É um mapa simples e visual, que aborda os principais aspectos que você precisa considerar ao trazer sua empresa para a realidade do mercado. Ele deve conter um resumo dos pontos chaves de um bom planejamento. Por ser uma ferramenta mais fácil de ser utilizada do que um extenso Plano de Negócios, o Canvas pode ajudar no ganho de competitividade, oferecendo agilidade no processo e flexibilidade o suficiente para coordenar alterações constantes. Ideal para um negócio que está começando.

A ferramenta chamada de Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas), criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.

Ao preencher o Canvas, você terá uma visão completa do seu modelo de negócios, que te auxiliará nos processos de criação, diferenciação e inovação, contando ainda com a flexibilidade para aprimorar este modelo quantas vezes for necessário de forma rápida, visando satisfazer mais clientes e consequentemente gerar mais lucros.


Como funciona?


O Canvas de Modelo de Negócios possui nove funções (ou tópicos) que devem ser preenchidos de acordo com o negócio que desejamos estruturar (sugerimos preencher com Post-is para facilitar mudanças futuras).


Estas nove funções podem ser respondidos em 4 blocos: o que, para quem, como e quanto, da seguinte forma:


1 - O quê?


Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes, qual o problema dos clientes que você resolve e de que forma;


2 - Para quem?


Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa, quem precisa da sua solução;

Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;

Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;


3 - Como?


Atividade-chave: quais são as atividades e ações essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;

Recursos principais: são os recursos necessários para criar e/ou fornecer os elementos previamente descritos em Atividade-chave;

Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;


4 - Quanto?


Fontes de receita: dinheiro que entra quando os clientes pagam pela proposta de valor.

Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.


Veremos mais profundamente cada um destes blocos nos próximos dias.


Tendo uma visão objetiva do todo você será capaz de compreender seu potencial e planejar melhor como atingir o seu público alvo e ser bem-sucedida.


Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!



47 visualizações