© Station BC 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977

  • Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 6

Atualizado: 11 de Jun de 2018


Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


E aí pessoal? Tudo certo até aqui? Preparados para o 6º dia?


Como vimos no dia anterior, é importante estar sempre preparado para ter ideias. Devemos, no nosso dia a dia, praticar o olhar curioso, questionar as questões e buscar identificar um problema não solucionado.


Saber que nossa empresa resolve um problema real é o primeiro passo para assegurarmos que o negócio tem valor de mercado. Todo negócio resolve pelo menos um problema de seus clientes ou atende a uma necessidade específica a que os consumidores estão dispostos a pagar. E, como empreendedor, é importante saber qual é esse problema. Boas ideias e negócios de sucesso só se tornam de fato reconhecidos como tais quando seu fundamento é resolver um problema. E resolver este problema deve ser o seu propósito de empreender e você não deve perder isso de vista.


Qual o problema que sua empresa vai resolver?



"E então aconteceu. Uma fagulha, um incômodo, um lampejo. Você teve uma ideia, uma visão de como o mundo - o seu mundo - deveria ser. - Facundo Guerra, no livro Empreendedorismo para Subversivos

Com suas antenas ligadas, você teve algumas ideias. Preencheu os 10 Canvas sugeridos no dia de ontem. E essas ideias não foram criadas pela graça de Deus, elas surgiram do seu exercício de observar a realidade. Não foi algo mágico, um estalo. Foi mais como uma ficha que "caiu", algo que já estava na sua cabeça há um tempo e vinha se preparando para esse momento.

Destas ideias que desenhou, você conseguiu identificar um problema nesse mundão que precisa de uma solução?


O problema é de fato uma dor, uma necessidade, que de certa forma atrapalha a vida de alguém ou a impede de fazer algo. Não importa se é pequeno ou grande, sua intensidade depende de quem sente esta dor, em que momento ela aparece e quanto ela dói de fato. Mas o importante é que com o problema identificado agora é possível reconhecer o objetivo de sua empresa, ao responder clara e objetivamente como a empresa irá resolver este problema. Quanto mais claro e objetivo, mais fácil será de construir sua proposta de valor no futuro.


Como identificar um problema que sua empresa vai resolver?


Melhor do que definir, é efetivamente viver o problema, sentir na pele. Fazendo isso, o empreendedor ficar mais próximo de descobrir quem são as outras pessoas que compartilham esse problema, em que situação e local que elas se encontram, se este é um problema de fato para elas e qual é o tamanho desse problema.


Por que sua empresa deve existir? Que dor do cliente você quer resolver? 


Exemplo de resposta clara e objetiva:


Buscapé: um site de comparação de preços que permite que você estude o preço dos produtos sem ter que ir a muitas lojas.


Exemplo de resposta extensa e vaga:


Buscapé: uma ferramenta online onde o cliente coloca o produto que procura e o site faz uma busca na internet para juntar os preços. Assim, o cliente pode comparar os preços praticados no mercado e decidir sobre em qual site deseja adquirir seu produto.


Para ajudar a identificar o "problema" que sua empresa irá resolver, você deve responder:

  • Qual o problema que você irá resolver?

  • Quem são as pessoas que têm esse problema?

  • Você já conversou com elas?

  • Como consegue provar que isso é um problema?

  • Porque isto é um problema de verdade na vida delas?

  • Como elas fazem hoje, sem você?

  • Qual o tamanho desse problema?

Após refletir sobre todas as suas respostas, escreva uma frase breve que descreva claramente o problema que sua empresa resolve. As respostas a estas perguntas o ajudarão a definir a proposta de valor do seu negócio. E lembre-se: o importante é apaixonar-se pelo problema que irá resolver, e não pela ideia/solução. Dica de Uri Levine, fundador do Waze.


Pense qual é o objetivo de sua empresa, identifique qual é o problema que ela procura resolver, e fique ligado no desafio de amanhã!



Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.


Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!



34 visualizações