• Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 5

Atualizado: 11 de Jun de 2018



Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


Ontem, no quarto dia encerramos a primeira fase do desafio, a parte que reservamos para que você refletisse sobre os aspectos pessoais que influenciam muito na hora de empreender.

É claro que tudo o que falamos ainda será processado nos próximos dias, mas acreditamos que vocês já estejam preparados para entrar na fase da IDEIA para o seu negócio.


Vamos lá?


Vamos iniciar considerando que você ainda não tem nada estruturado para seu novo negócio. As vezes nem mesmo sabe o que este vai ser. Nem sempre quem tem vontade de empreender ou abrir um negócio sabe do que irá fazê-lo, isto é uma dúvida que muitos empreendedores apresentam diariamente.

Mas possuir o desejo de começar algo novo já é um grande passo, o primeiro.


Surgimento de ideias



Como fala Steven Johnson, um dos pensadores e pesquisadores mais renomados na atualidade, em seu livro De onde vem as boas ideias:

"Boas ideias não surgem do nada; são construídas a partir de um grupo de partes existentes, cuja combinação se expande (e, às vezes, se contrai) ao longo do tempo [...] O segredo para ter boas ideias não é ficar sentado em glorioso isolamento, tentando ter grandes pensamentos. O truque é juntar mais peças sobre a mesa [...] As ideias colidem, emergem, recombinam-se."

Podemos falar então que o "momento de inspiração" é na verdade o que acontece quando o seu cérebro cruza informações que você já capturou antes, de uma maneira diferente do que você já tenha visto antes, causando a sensação de ação. E quando este momento aparecer, você deve estar preparado!


Para entender um pouco melhor essa teoria, assista o vídeo resumo do livro:



Para que você não perca estes momentos, leve sempre papel e caneta por onde estiver e observe tudo a sua volta. Leve um caderno para todo lado, use as notas do celular, rabisque em guardanapos, só não deixe de anotar todas as suas observações. As vezes pequenos insigths podem se tornar em grandes projetos.


Pensando em ajudar nesta fase de observação, montamos um Canva de Ideia, onde você pode resumir visualmente as inspirações que forem surgindo. Tenha em mente que nenhuma ideia é boba. Ela pode parecer sem sentido agora, mas em breve pode colidir com alguma outra observação e virar uma proposta genial para seu negócio. Portanto, anote até as ideias mais simples. Este comportamento observador é algo que inicia hoje em você, mas deve permanecer assim por toda a sua jornada empreendedora. Até mesmo quando seu negócio já estiver funcionando e prosperando, a observação atenta e contínua pode gerar ainda mais insights para que sua empresa tenha cada vez mais diferenciais.


Aproveite o dia de hoje e saia para observar o mundo. Analise como as coisas funcionam, ou como poderiam funcionar. Converse com algumas pessoas, assista como elas se comportam. Leve 10 Canvas com você e procure voltar com todos eles preenchidos.


Então mãos a obra, olhares atentos e mente aberta. Como diz Steven Johnson "O acaso favorece a mente conectada." Anote todas as suas ideias e fique ligado no próximo desafio!



Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.


Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!



0 visualização

© Station BC 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977