• Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 21

Atualizado: 19 de Jun de 2018


Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


Se você está acompanhando o desafio desde o início, sabe que amanhã teremos o Empreefeirinos especial do Desafio 21 dias, onde as pessoas que formularam suas empresas seguindo nosso desafio vão poder apresentá-las, no formato de Pitch, conforme falamos mais profundamente ontem. Neste desafio, estarão presentes alguns ouvintes que serão orientados a dar um breve Feedback sobre o seu plano de negócio. E nem todo Feedback pode ser positivo, então dedicamos este último dia a te mostrar como assimilar os retornos e como incorpora-los a melhoria da sua empresa.


Receber feedback pode causar nervosismo e desconforto. Muitas vezes interpretado como uma crítica, nosso instinto é sempre ativar os mecanismos de defesa. Mas existem algumas atitudes que o deixam muito mais tranquilo e positivo.



Escute ativamente

Respire fundo e apenas ouça aquilo que as pessoas têm a dizer. Mantenha sua mente aberta e procure entender o que motiva as pessoas a falarem isto ou aquilo. Obviamente você pode ouvir coisas que não lhe agradam, mas não discuta ou rebata. Muitas vezes serão pontos de atenção pertinentes ao seu negócio que você não percebeu ou não avaliou profundamente. Demonstre interesse no que é dito e seja receptivo mesmo que no momento não seja agradável e posteriormente reflita e tire conclusões.


Valorize este momento

É a partir dessa avaliação que você saberá quais habilidades precisa melhorar e quais conhecimentos novos precisa adquirir. Ou seja, é uma oportunidade valiosa para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Processe a mensagem

Ouça os pontos trazidos com atenção, leve-os em consideração e não arrume desculpas. É importante não ficar na defensiva, pensando: “não é bem isso”, “todos entenderam errado”, “não é isso que eu quis dizer”, entre outras. Apenas reflita sobre os pontos trazidos pelo ouvinte. Pode ser que o ponto que o ouvinte tenha levantado seja um que você tenha considerado bem no processo dos 21 dias. Então talvez não tenha ficado muito claro como trabalhou isso na apresentação. Corrija para uma próxima vez.


Não fique na dúvida

Sim, nossa primeira orientação é não debater e questionar. Mas você também não deve sair de uma sessão de Feedback com dúvidas. Espere que o ouvinte conclua suas observações e pergunte qualquer assunto que não tenha ficado claro. Não deixe margem para conclusões equivocadas.


Não leve para o lado pessoal

Mesmo que se sinta chateado ao receber um feedback negativo, procure utiliza-lo para o seu crescimento. Não desperdice a oportunidade de se desenvolver. Quanto às suas emoções reprimidas de raiva, ansiedade e orgulho ferido, dê tempo para que elas desapareçam. Uma boa maneira de fazer isto é dar uma volta para arejar a cabeça antes de colocar os pontos levantados em ação.


Agradeça

Ao final, agradeça a pessoa pelo feedback. Sendo positivo ou negativo, demonstre reconhecimento pelo tempo que aquela pessoa dedicou ao seu desenvolvimento e mostre que você está aberto a ouvir a opinião dos outros.


Coloque o feedback em ação

Depois de escutar e tirar suas dúvidas, absorva o conteúdo do feedback como um processo positivo e assuma compromissos para melhorar. Estabeleça quais são os pontos de melhoria, defina metas e prazos.


Repita com frequência

Coloque-se em situação de avaliação periodicamente. Solicite a opinião dos outros para ver se está no caminho certo. Muitas vezes, mergulhamos em nossos negócios e em nossos mercados e podemos deixar muitas oportunidades passarem ou cometer diversos erros por não recorrermos à um outro ponto de vista.


Enxergar nossos negócios através de outras perspectivas nos faz entender como nossas ações são interpretadas pelo ambiente à nossa volta. Aprender a administrar esta trocas nos permite expandir nossos horizontes. Mas lembre-se que o feedback sem ação posterior não adianta nada.

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