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Desafio dos 21 dias - Dia 20

Atualizado: 18 de Jun de 2018


Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


O dia de fechamento do nosso desafio finalmente chegou. Hoje vamos falar sobre como resumir os últimos 20 dias de trabalho, pesquisas e descobertas para formatar uma apresentação breve, porém completa sobre o seu negócio. O pitch, uma técnica de apresentação muito conhecida no mundo de startups, é uma forma de comunicar em 3 a 5 minutos os objetivos da sua empresa. Como temos um tempo curto, devemos selecionar as informações essenciais e as que mostram o diferencial do nosso negócio. Para elaborar um bom Pitch, não pode faltar na sua apresentação:


Oportunidade


Você deve começar falando sobre a oportunidade que sua empresa irá atender, qual o problema que ela irá resolver. Resgate o que identificou no dia 6 do nosso desafio. Mostre sua motivação para criar seu negócio. Apresente a dor de seus clientes fazendo que os ouvintes também a sinta de alguma forma. Nesta primeira parte, procure criar um desconforto referente ao problema que identificou, para que seus ouvintes vejam valor na solução que você apresentará em seguida.

Solução


Logo após ilustrar o problema, apresente qual a sua solução para atender esta necessidade, já destacando porque o seu produto é o melhor, qual a sua diferenciação. Procure ser bastante visual para facilitar o entendimento dos ouvintes. Mostre protótipos, rascunhos se houver. Use a persona que criou no dia 11 do desafio para exemplificar como o cliente se beneficia da sua solução. Não se preocupe em mostrar detalhes técnicos do produto. O importante é deixar claro como resolve o problema do cliente.


Diferenciais


Não esqueça de elencar e destacar quais as suas vantagens competitivas em comparação com o que já existe no mercado. Os diferenciais podem ser tecnológicos, parceiros, usabilidade ou pode ser seu modelo de negócio. Importante é deixar claro porque seu cliente deve escolher você.


Proposta


Faça sua oferta. Após explicar porque a sua ideia resolve o problema do cliente e porque precisa dela, diga de forma clara e objetiva qual sua proposta comercial. Um bom encerramento é oferecer ou solicitar um segundo encontro para fechar negócio.


Buscando investidores?


Se sua intenção na hora da apresentação for convencer alguém a investir na sua empresa, ou mesmo se estiver procurando parceiros e sócios, inclua estes dois outros itens importantes no seu roteiro.


- Mercado e Receitas


Investidores baseiam muito a viabilidade do negócio no tamanho do mercado

atendido. Para trazer esta informação, apresente um panorama embasado nos dados

que pesquisou no dia 8 e em todas as outras fases do processo que lhe permitiram

concluir qual o potencial de crescimento da sua empresa no mercado escolhido.

Inclua aqui também de que maneira ocorre a monetização do negócio. Como irá

gerar receita? Quanto e como você cobra pelo seu produto ou serviço?


- O que precisa?


Fale em que ponto do processo encontra-se seu negócio e o que precisa para

expandir ou seguir em frente. Necessita de investimento financeiro? O que precisa é

desenvolver um protótipo? Contratar um profissional especializado específico? Não

entre em detalhes nem mostre os dados da sua planilha de gastos. Deixe claro o que

e quanto você precisa e quais são suas prioridades para utilização destes recursos.


Slides visuais


Procure criar poucos slides. No máximo 2 para cada tópico, e 10 na apresentação completa. Escolha imagens que representem o problema de seus clientes, seus clientes em si, o mercado, a solução. Não coloque muito texto nos slides. As pessoas tem tendência de prestar atenção em uma coisa de cada vez. Portanto, se colocar muitos textos nos slides, seus ouvintes não vão dar atenção ao que você estiver falando.


Conte uma história


Toda apresentação fica mais interessante quando narrada como uma história.Crie um enredo para o seu pitch e envolva o seu público. Uma boa história com certeza será lembrada mais facilmente e criará uma conexão mais forte do que apenas passar um slide após o outro.


Treine muito


Assim que tiver todas as informações bem expressas na apresentação, treine-a. Simule usando os slides que montou, simule conversando informalmente com um cliente potencial. A intenção é dominar cada informação que elegeu para apresentar para passar credibilidade e despertar o seu interesse do seu ouvinte. Além disso, como mencionamos no dia 3 sobre o medo, quanto mais você conhece seu desafio, mais consegue controlar o seu nervosismo na hora de encontrar com sua audiência.


Peça a opinião dos amigos


Faça sua apresentação para amigos e familiares e peça que opinem a respeito. Isso o ajudará a descobrir se está indo rápido demais, se está interessante o suficiente e se contém todas as informações necessárias para o total entendimento do ouvinte. Além, é claro, de fazê-lo treinar.


Com estas dicas em mente, agora é com você. E não esqueça de se inscrever no nosso Empreefeirinos, que será o grande laboratório de testes para sua apresentação.


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