• Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 2

Atualizado: 18 de Jun de 2018



Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


Como é que está indo? Preparados para o segundo dia?

Como vimos no primeiro desafio, antes de começar qualquer projeto é importante se conhecer. Por isto, no post de hoje vamos te ajudar a identificar qual é o seu propósito.


Porque está empreendendo?


Uma famosa frase de Mark Twain diz que

"Há dois dias importantes na sua vida. O dia em que nasceu e o dia em que descobriu o porquê."

Essa reflexão faz sentido quando falamos de empreendedores e seus negócios? Afinal, criar um negócio é importante, mas encontrar o propósito para empreender faz com que sua atuação tenha mais valor, seja mais forte, consistente e verdadeira.

Acreditamos que empreendedores com propósito trabalham mais felizes e descobrem que "ganhar dinheiro" com a empresa é apenas um dos fatores de motivação e que o lucro será uma consequência do bom trabalho realizado.


Mas como definir o meu propósito?


Não existe uma fórmula definitiva. Afinal, ele é o seu propósito; é uma questão muito íntima e subjetiva, com a qual cada um tem seu próprio jeito de lidar. Mas vamos passar algumas dicas para você.



Uma forma de identificar seu propósito pode ser fazendo algumas perguntas para si mesmo e refletir posteriormente sobre suas respostas.


Escolhemos fazer 4 perguntas para você


1) Sobre qual assunto você seria capaz de ler até 500 livros com empolgação?

Se sua sede por este assunto é grande, pode ser que lhe faça bem trabalhar com ela.

Pense em quais temas são grandes causas para você? Que assuntos que te mobilizam de corpo e alma?


2) O que faria por 5 anos sem ganhar nenhum dinheiro?

O que para você seria mais importante do que o lucro? Quais impactos deseja causar nas pessoas, na sociedade e no mundo em que está inseridos?


3) O que faria para o resto de sua vida se tivesse dinheiro em abundância?

Pense sobre as vezes em que você sentiu realizado. O que você estava fazendo? Por que foi tão prazeroso? Faça uma descrição desses acontecimentos, se possível em ordem cronológica, sendo o mais específico quanto puder.


4) Quem você inveja por causa do trabalho que faz?

Quem é a pessoa que você mais admira? Por quê você a admira? Liste três indivíduos que servem como modelos. Pessoas que você conhece, figuras famosas ou mesmo personagens. Relacione uma lista com pelo menos três motivos pelos quais você os admira.


Ao responder essas perguntas, você já consegue pensar no caminho a seguir. E tudo bem se ainda não conseguiu escolher apenas um grande caminho. Você pode desenhar vários! Durante todo o desafio, vamos validar as ideias e ver quais fazem mais sentido.


Mas porque é tão importante que meu negócio esteja alinhado com algo que eu acredito?


Simon Sinek, autor do best seller “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação” diz

"As pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz."

Estudando muitas empresas do mundo todo, Simon percebeu que mesmo com acesso aos mesmos talentos, ao mesmo público alvo e algumas vezes tendo mais recursos que outras, algumas companhias não conseguem prosperar.

Concluiu que a diferença está em: todas as empresas sabem O QUE fazem, algumas empresas sabem COMO fazem; mas muito poucas sabem POR QUE fazem o que fazem.

Sinek defende que quando uma empresa tem um porquê bem claro e definido, um propósito, um motivo, uma razão de existir, ela pode motivar multidões.

Para esta teoria, Simon deu o nome de CÍRCULO DOURADO.



Diferentemente do que muitas empresas normalmente fazem, as empresas e líderes mais inspiradores respondem ao Círculo Dourado de dentro para fora. Desta forma, o foco fica naquilo que acreditam, e ajuda a definir os seus objetivos com clareza, percebendo quais são as atitudes que precisam tomar para alcançar o que almejam. As pessoas e empresas de sucesso são justamente aquelas que entendem bem o seu porquê de existir. E têm ele como seu ponto de partida. Então, preparado para criar o seu Círculo Dourado?


Comece com o Por quê? 

Qual é o objetivo de suas iniciativas, a causa que move seus projetos e campanhas. Importante dizer que esse POR QUE não tem nada a ver com lucro.


Siga para o Como?

Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão? Caracteriza o seu grande diferencial, a sua proposta de valor mesmo.


Por último, responda O quê?

É o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Diz respeito ao que você faz, quais são seus produtos, serviços e funcionalidades.


Com o Círculo Dourado respondido, fica muito mais claro qual será o porquê da sua empresa. Mas para finalizar, o consultor Rogerio Cher recomenda algumas dicas sobre como escrever o seu propósito:

  • Simplifique sua reflexão em uma frase curta e simples, porém ABRANGENTE;

  • Não diga o que a empresa faz, mas qual IMPACTO deseja causar;

  • Relaciona-se com valores UNIVERSAIS;

  • Conecta-se a CAUSAS com SIGNIFICADO;

  • Ter um olhar MULTI-STAKEHOLDER;

  • Deve ser AMBICIOSO e INSPIRADOR.

Um negócio não pode ser definido com base no seu lucro. O lucro deve ser a consequência de uma experiência de valor entregue ao cliente. E para que esta experiência tenha valor para o cliente, ela deve também ter valor para você.


Com seu propósito já traçado, tendo em mente o porquê, o como e o quê, fique atento no nosso post de amanhã, onde falaremos de medos.



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