• Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 18



Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


Agora que já temos traçado nosso planejamento de vendas, precisamos dos meios para fazer isso acontecer. Afinal, não adianta nada sua ideia de negócio ser sensacional se ninguém souber disso, certo? É fundamental que o planejamento de comunicação esteja alinhado com seu plano de vendas para que um dê apoio ao outro.


Plano de comunicação


Com o plano de comunicação adequado você pode atingir os objetivos que estabeleceu anteriormente no planejamento financeiro e no planejamento de vendas. Você poderá definir qual o seu público de interesse, construindo estratégias e ferramentas adequadas para atingi-lo. Desenhar seu plano de comunicação é um processo indispensável para que o seu negócio seja reconhecido e, consequentemente, tenha sucesso.

Quando faz um plano de comunicação, você conhece melhor a percepção que o público tem sobre sua marca. Com isso, você pode decidir qual a melhor estratégia e aproveitar ao máximo todo seu investimento. Desta forma, você constrói um posicionamento legítimo, com impacto direto nos resultados do negócio.


Nós escolhemos algumas dicas cruciais para ajudar vocês na elaboração do plano de comunicação do seu negócio. Elas são simples, mas muito importantes.



1. Alinhe o plano de comunicação com o seu negócio

Um bom plano deve estar totalmente alinhado com a estratégia que a sua empresa adotou e segue. Deve levar em conta onde você quer chegar, quais são seus objetivos principais e principalmente, qual o seu público alvo.


2. Defina objetivos

Quando você tem objetivos bem definidos, fica muito mais fácil colocar seu plano em prática. Para estabelecer os objetivos que deseja alcançar, reflita:

- Que mensagem quero passar nas minhas ações de marketing?

- Desejo aumentar ou gerar vendas?

- Quero atrair mais pessoas? Fidelizar mais clientes?

- O que quero comunicar para captar novos contatos?

Tenha objetivos para curto, médio e longo prazo.


3. Conheça o seu público-alvo

Qualquer estratégia só funciona se a empresa entender muito bem o comportamento do seu público-alvo. Somente assim será possível definir o caminho que trabalhará uma comunicação com mensagens mais personalizadas. Tenha o perfil determinado com todas as informações que puder captar. Busque saber quais características que definem os clientes propensos a comprar, como hábitos de consumo, interesses, hobbies, profissões, preferências. É interessante descobrir também as características do público que você não deseja atingir para que a comunicação não atraia o cliente errado.


4. Acompanhe sua concorrência

Para que seu plano funcione bem, entender o comportamento da concorrência é fundamental. Investigue que estratégias usam para saber o que eles estão fazendo e para quem fazem. O que priorizam na comunicação? Quais canais usam? Com que frequência? Observe como se posicionam no mercado. Assim, você pode ver em que pontos sua empresa é forte, e definir como você pode superar algumas ações dos seus oponentes.


5. Analise os canais de marketing e comunicação

Agora que já conhece o seu público-alvo e está por dentro do que a concorrência tem feito, é hora de analisar os canais de comunicação. Veja quais meios são mais utilizados por seu público e defina quais são os mais viáveis para o seu plano de comunicação. É o momento de entender onde seu consumidor está e como vamos alcançar o nosso público-alvo?

Quais são os melhores canais para engajar os nossos prospects na negociação? Será através da internet, redes sociais, presencialmente? Enfim, é o momento de escolher que canais vai usar para entregar sua mensagem a ele.


6. Trace um plano de ação

Agora que você já analisou todas as informações e pesquisou muito bem público, seus concorrentes, e os canais disponíveis, é hora de decidir quando entrar em ação. Você deve desenvolver um cronograma de execução incluindo todas as estratégias e as ações.

Defina quais os recursos necessários e como consegui-los, quem serão os responsáveis pelas ações, quais os prazos e estabeleça também algumas métricas para avaliar o retorno de cada uma destas ações. Assim, você poderá avaliar se o plano de comunicação está sendo bem executado.


7. Defina um orçamento adequado

Por último e nada menos importante, antes de executar qualquer estratégia do seu plano de comunicação, elabore um orçamento que o permita cumprir o plano. Seja o mais detalhista e rigoroso. Pontue todos os custos envolvidos para resolver qual caminho seguir, afinal, os recursos financeiros disponíveis devem estar em acordo com os objetivos do negócio. Um plano de comunicação não pode descapitalizar sua empresa para o momento de operação, por exemplo. Os investimentos feitos no plano de comunicação podem influenciar diretamente no resultado da sua empresa. E por isso, nesta fase e após o início de execução do plano, esteja preparado para fazer as adequações necessárias.


Planejar e executar suas estratégias de comunicação de maneira alinhada com seu público-alvo é um dos maiores segredos para se tornar uma marca indispensável para seu cliente. Por isso, invista um tempo e atenção em sua criação.


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