• Theo Stoo

Desafio dos 21 dias - Dia 15



Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.

Estamos chegando na parte final do nosso Canvas de Negócios e entramos na parte onde vamos definir COMO entregamos nossa proposta de valor para o cliente. Quais recursos vamos precisar? Que atividades precisamos desenvolver e quais podemos realizar através de parcerias?


Atividades Chave


As atividades chave são ações importantes que a empresa deve executar para criar e oferecer a proposta de valor, alcançar mercados, manter o relacionamento com clientes e gerar renda. Para descrever estas atividades, pense em como o produto é fabricado, em sua venda, distribuição, ações de divulgação. Procure informações como:


- Para a proposta de valor funcionar corretamente, quais atividades devemos desenvolver?

- Que canais de distribuição precisamos desenvolver?

- Que atividades serão empregadas nas relações com clientes?

- Quais as atividades que se referem às fontes de receita?


Suas Atividades-Chave podem ser categorizadas da seguinte forma:

  • Produção: atividades relacionadas com o desenvolvimento, fabricação e entrega de produtos em quantidades e qualidade.

  • Resolução de problemas: são aquelas que entregam soluções para problemas específicos de seus clientes.

  • Plataforma: atividades que necessitam do gerenciamento de plataformas, fornecimento de serviços e promoção das plataformas ou redes.

Defina quais são as atividades chave do seu negócio analisando outros campos do canvas para ter uma visão integrada de todos os demais pontos chave do negócio.


Recursos Chave


Neste campo do Canvas vamos listar quais são os ativos fundamentais para fazer o negócio funcionar. Estes recursos irão permitir que sua empresa crie e ofereça sua proposta de valor.


Para descobrir quais recursos são necessários você precisa:


- Definir tarefas e atividades

- Saber o tempo necessário para execução

- Elencar as ferramentas, materiais, e pessoal necessário

- Escolher o local para elaborar essas atividades.


Diferentes Recursos-chave são necessários, dependendo do tipo de modelo de negócio e podem ser classificados da seguinte forma:

  • Recursos Físicos: Esta categoria inclui os ativos físicos, tais como instalações fabris, edifícios, veículos, máquinas, sistemas de ponto-de-venda de sistemas, e Redes de Distribuição.

  • Recursos Intelectuais: As marcas, patentes e registros, direitos autorais, banco de dados dos clientes são recursos difíceis de desenvolver, porém após criados oferecem grande diferencial de valor.

  • Recursos Humanos: Toda empresa necessita de recursos humanos, mas as pessoas são particularmente cruciais em certos negócios modelos como a indústrias criativas e de conhecimento.

  • Recursos Financeiros: Alguns modelos de negócios exigem recursos financeiros, como dinheiro, investidores ou linhas de crédito.

Parcerias Chave


Hoje em dia a maior parte das empresas tentam sempre estabelecer parcerias para otimizar a obtenção de custos mais favoráveis, reduzir riscos e incertezas, adquirir recursos, etc. Essas parcerias vêm se tornando uma peça fundamental no modelo de negócio.


Para saber quais são as suas parcerias chave, descubra:


- Quem serão os nossos principais fornecedores?

- Que Recursos-chave nós podemos adquirir de parceiros?

- Quais Atividades-chave os parceiros realizarão?


Podemos distinguir quatro tipos diferentes de parcerias:

  • Fusão (Joint Venture) – Duas ou mais empresas partilham a propriedade, tomam decisões em conjunto e desenvolvem novos negócios.

  • Aliança entre não competidores – Surge quando duas ou mais empresas partilham recursos e atividades na prossecução da sua estratégia. Ajudam-se mutuamente em acesso a materiais, competências, recursos financeiros etc.

  • Cooperação – As empresas concorrentes cooperam por exemplo em preços, isto é, a empresa A não irá baixar o preço de um momento para o outro de forma a atrair os clientes da empresa B.

  • Relações Comprador-Vendedor – São estratégias utilizadas para garantir o fornecimento de suprimentos confiáveis.

Algumas parcerias só irão surgir com o tempo e depois que a empresa estiver no mercado, mas devemos ter uma estratégia referente a tipos de parceria que possam existir no futuro. Estabelecendo parcerias você pode encontrar vantagens para todo o processo do negócio.


Determinando todos os itens que indicamos acima, você conclui a fase de "COMO" sua empresa entregará a proposta de valor para seu cliente. E o próximo passo é saber quanto tudo isso vai custar. Amanhã vamos falar da Estrutura de Custos e do planejamento financeiro.

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