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Desafio dos 21 dias - Dia 11

Atualizado: 11 de Jun de 2018



Se você ainda não está por dentro, leia nosso post Desafio dos 21 dias - Dia 0.


Ontem você reuniu todos os benefícios que seu negócio oferece para o cliente e construiu sua Proposta de valor. Agora, vamos para o segundo passo e um bem importante: definir quem é o seu cliente. Para quem você resolve o problema? Seus clientes são a razão pela qual sua empresa existe. Nenhuma empresa sobrevive sem clientes. Porém, nenhuma empresa consegue atender todos os clientes do mundo. Saber quem é o nosso cliente é uma informação imprescindível para conduzir um negócio com sucesso.


Parte 2 - Para quem? Segmento de Clientes


Segmentar seus clientes é essencial para entregar a sua proposta de valor de forma adequada. A segmentação de clientes serve para entender e escolher o público alvo que se deseja desenvolver. Para segmentar, você pode mapear algumas características como:


- Demográficas: (idade, sexo, renda, escolaridade, ocupação)

- Psicográficas: (personalidade/ estilo de vida, extrovertido, tímido, aventureiro, urbano)

- Geográficas: (região, estado, cidade, país, bairro)

- Comportamentais: (hábitos de consumo, atitude, uso de um produto/ serviço)


O que você deve tentar fazer neste momento é um rascunho do perfil do seu público-alvo.

Quando estiver traçando seu segmento, busque identificar algum nicho de mercado. Assim, você poderá concentrar suas ações em quem realmente importa, de maneira mais assertiva. Um nicho deve ser pequeno o suficiente para justificar a proposta de valor única, e grande o suficiente para possibilitar um volume de vendas que dê retorno financeiro.

Se você pensou em um produto ou serviço que pode ser utilizado por vários segmentos, uns diferentes dos outros, provavelmente não se aprofundou o suficiente em entender a real necessidade do seu público e terá grandes problemas no futuro.


Conheça melhor seu cliente


O objetivo da segmentação é desenvolver uma compreensão profunda dos clientes e descobrir muito além do que eles já sabem sobre suas necessidades. Muitas inovações em modelos de negócios tiveram sucesso porque identificaram necessidades não atendidas de novos clientes.


Uma forma de definir o perfil do seu clientes é elaborar uma Persona, um arquétipo que representa um mercado-alvo específico. São indivíduos hipóteticos que direcionam o processo de compreensão e descoberta do seu verdadeiro cliente.


Você pode utilizar o Mapa de Empatia para construir a sua persona. Para fazê-lo você tem que se colocar no lugar do seu cliente, entendendo quais são suas dores e desejos.

O Mapa da Empatia é dividido em 6 partes que permitem compreender melhor aquilo que o cliente está realmente disposto a pagar. Para tal responda as questões a seguir e entenda:

Responda a todas estas questões. Nesta parte você deve descrever em detalhes como sua persona se sente. Dê a ela um nome, uma idade e descreva rapidamente sua rotina. Com a persona definida você pode compreender além dos dados demográficos, psicográficos e comportamentais do seu cliente. Você o entende sua versão mais real, mais humana. Como é realmente no dia a dia. Assim, você se aproxima mais do mercado que vai atender, favorecendo um relacionamento mais profundo e assertivo.


Não confunda a segmentação com uma limitação de atuação. Segmentar nossos clientes nos faz focar especialmente em suas necessidades e assim, potencializamos nosso negócio.



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