• Theo Stoo

A Era da Economia Colaborativa

Algo que foi repetido algumas vezes nesta série de publicações é que o coworking faz parte de uma comunidade colaborativa, de uma economia compartilhada e de um consumo consciente. Mas a final, o que isto significa?


O que é uma comunidade colaborativa?


Este termo, utilizado pela primeira vez por Barbara Gray em seu livro Collaborating: Finding Common Ground for Multiparty Problems (Colaborando: Encontrando território em comum para o problema de vários), procura definir um tipo de comunidade que busca encontrar soluções para um problema em comum a partir de diferentes pessoas e pontos de vista.


Como exemplo que falamos anteriormente, vivemos hoje um problema de salas comerciais muito caras ou de locais inapropriados para o trabalho. O modelo de coworking resolve o problema de um grupo de pessoas, que mesmo sendo de diferentes ramos de negócio, compartilham um espaço em comum. Estas pessoas utilizam a Economia Compartilhada ou Colaborativa. Seja para poupar, seja para ser mais sustentável ou para levantar alguma renda extra, praticamente não há limites para o compartilhamento.


Economia Compartilhada


A economia compartilhada é um modelo econômico onde a posse e o acesso a produtos ou serviços são repartidos entre pessoas ou empresas. Este movimento manifestou-se graças a uma nova percepção de mundo, onde há uma maior conscientização sobre consumo e não faz sentido buscar o lucro a todo custo sem nos preocuparmos com seu impacto social.

Esta percepção impacta a forma como vivemos e, principalmente, fazemos negócios. Ela cria um modelo alternativo a idéia do capitalismo tradicional, onde a partilha de recursos humanos e físicos substitui o "possuir".


No vídeo abaixo, Camila Haddad - empreendedora da economia colaborativa - fala um pouco mais sobre o que é esta nova maneira de fazer negócios e como funciona:


O grande sucesso das empresas que facilitam o compartilhamento de serviços e produtos é uma prova de como a adesão a essa tendência global ainda está longe de atingir seu ápice.

Centenas de Startups como Airbnb e Uber emergiram para ajudar pessoas a compartilhar serviços e produtos.


Em paralelo a este novo movimento, os consumidores estão mudando seus hábitos aos poucos e não estão somente utilizando da tecnologias para compartilhar suas atividades, opiniões e mídia. Estão também compartilhando seu tempo, seus bens e serviços. 


Com todas estas mudanças podemos ter uma visão de como as empresas devem se comportar na atualidade para poder se adaptar a este novo modelo emergente. E como empreendedor ou até como consumidor é importante entender e acompanhar este comportamento do mercado na hora de planejar um negócio ou mesmo na hora de consumir um novo produto.


Você ainda não entendeu como aplicar a Economia Colaborativa ao seu negócio? Quer saber mais benefícios? Quer ver essa economia na prática? Então fica ligado no nosso Blog!



Não fique por fora! Siga-nos nas nossas Redes Sociais: Facebook e Instagram.

Ficou com dúvidas? Nos manda um e-mail, liga ou dá uma passadinha!


0 visualização

© Station BC 2018

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

Rua Tailândia, 72 - Sala 14 - Nações, BC

47 3311.6977